Pense nisso !!!!

O que você faz pode desaparecer . O que você é permanece vivo porque transforma os outros . (Jonhn C. Marxwell )



Com a força do nosso amor e da nossa vontade , nós poderemos mudar o nosso destino e o destino de muita gente. (Paulo Coelho )

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MAPI

Prefeitura realiza evento em homenagem aos idosos ( MAPI )

O dia foi recheado de atividades para a população idosa que compareceu à Praça Tiradentes. Foram realizadas brincadeiras, apresentações culturais, distribuição de brindes e serviços de saúde.
O último domingo (2) foi de muita descontração e entretenimento para a população da terceira idade em Teófilo Otôni. A Prefeitura, por meio de sua Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal do Idoso (CMI) realizaram o IV Movimento de Atenção à Pessoa Idosa – MAPI. O evento ocorreu na Praça Tiradentes, e contou com a presença dos secretários municipais Eduardo Tertuliano (Saúde) e Janice Tameirão Baur (Assistência Social e Habitação), de Maria Aparecida Rocha (presidente do CMI) e Iara Pedrina (representando o SESC/MG). Integrantes do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – de Poté também vieram prestigiar a festividade.



Diversos idosos participaram das diversas atividades realizadas na Praça Tiradentes

O objetivo do evento foi promover saúde, bem estar e interação para a classe idosa, como esclarece Eduardo Tertuliano: “A finalidade foi mostrar a força desse movimento em prol da pessoa idosa. É um evento muito gratificante, que abre a semana em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso. Queremos propor a essa população de melhor idade mais qualidade de vida, tirando-a do sedentarismo, para que tenha uma vida saudável. Por meio de eventos como este, queremos reduzir internações e doenças crônicas por meio de atividades que proporcionam saúde” – explicou Tertuliano.


Eduardo Tertuliano disse que a finalidade do evento é propor a população de melhor idade mais qualidade de vida

Os idosos puderam verificar o estado de saúde com aferição de pressão, glicose, medidas e pesos, entre outros serviços.
Diversas atividades culturais, educativas e de promoção à saúde foram desenvolvidas durante o dia. Os idosos e as pessoas presentes participaram de dinâmicas, assistiram apresentação de dança, ganharam brindes e cantaram com o coral “Pingos de Luz”, da Escola Estadual Frei Antelmo Kropman, que executou o Hino Nacional Brasileiro, sob coordenação de Perpétua de Jesus Lins. E enquanto a população da melhor idade se divertia, foi servido um lanche.



Os idosos puderam verificar o estado de saúde com aferição de pressão, glicose, medidas e pesos, entre outros serviços

Janice Tameirão classificou o evento como uma caminhada de proteção ao idoso: “O MAPI sempre destaca a pessoa idosa; é um dia de comemorarmos a ascensão do protagonismo do idoso. Os idosos precisam considerar que contribuiram muito para a construção da sociedade, e, agora, quando chegam à fase de melhor idade, podem ser espelhos para os nossos jovens.”


Janice Tameirão classificou o evento como uma caminhada de proteção ao idoso

A coordenadora do evento, Maria Aparecida Rocha, frisou que o resultado do IV MAPI foi positivo e atendeu as expectativas. “Foi um evento gratificante, pois envolveu outras secretarias; mobilizamos todos os Postos de Saúde da Família – PSFs -, e, com isso, grande número de idosos compareceu. É uma forma de interagir com os idosos e proporcionar saúde, uma vez que todas as tendas são voltadas para atividades desse nível” – avaliou Rocha, que acrescentou: “O importante também é que a família participa, colabora e valoriza a pessoa idosa.”


Maria Aparecida frisou que o evento foi positivo e atendeu as expectativas

No dia primeiro de outubro, comemora-se, também, o aniversário do Estatuto Nacional do Idoso, criado em 2003. E para esclarecer sobre este regulamento, uma tenda da Defensoria Pública de MG ficou à disposição dos idosos, que puderam se informar e tirar dúvidas quanto a seus direitos. Rocha disse que “muita gente ainda não conhece o estatuto, bem como os direitos e deveres da pessoa idosa; os defensores públicos estão aqui para esclarecer às pessoas como proceder diante de certos fatos”.


Diversas apresentações culturais foram desenvolvidas durante o dia

Ruth dos Santos Pacheco disse que ficou satisfeita em participar de várias atividades num só lugar. “Cheguei aqui às 8h e já aferir minha pressão, fiz o teste de glicemia; vou ficar até o final do evento porque está muito bonito e bom; a população idosa agradece” – opinou Pacheco.


Ruth dos Santos Pacheco disse que ficou satisfeita em participar das atividades

Apresentação do coral “Pingos de Luz”, da E.E. Frei Antelmo Kropman

A programação especial para comemorar o Dia Nacional e Internacional do Idoso continua.
Confira os eventos, horários e locais.
  • Segunda-feira 17h – Missa de Ação de Graças (Igreja Maculada Conceição)
  • Terça-feira 15h – Palestra Jurídica com Srª. Ameli Ganem Rodrigues (advogada) e Dr. Péricles Ganem Rodrigues (defensor público)
  • Quarta-feira – 14h30min – Palestra Estação Saúde “Envelhecimento com Qualidade de Vida” com Drª. Ana Flávia Ribeiro
  • Quinta-feira – 14h Tarde Recreativa
  • Sexta-feira – 18h – Baile “Anos 60”
  • Dia 15 às 14h30min – 3º Festival de Dança da Terceira Idade
Todos os eventos, com exceção a missa, serão realizados no salão social do SESC. (Redação: Conceição Sousa/Fotos: Sérgio Guimarães)
Fonte : Site da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário