Pense nisso !!!!

O que você faz pode desaparecer . O que você é permanece vivo porque transforma os outros . (Jonhn C. Marxwell )



Com a força do nosso amor e da nossa vontade , nós poderemos mudar o nosso destino e o destino de muita gente. (Paulo Coelho )

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Envelhecimento saudável em teófilo Otoni

 Jogos Municipais do Idoso

A Prefeitura de Teófilo Otôni, por meio de parceria entre suas Secretarias de Saúde, de Esportes e Lazer, de Assistência Social e Habitação e de Educação e Cultura, realizou na tarde desta terça-feira (27), no Ginásio Poliesportivo da Praça de Esportes, os Jogos Municipais do Idoso. O evento teve como protagonistas 500 idosos, os quais participaram de diversas atividades no decorrer do dia.
Os participantes foram divididos em quatro equipes: amarela, vermelha, azul e branca, representando as regiões Sul, Norte, Oeste e Nordeste de Teófilo Otôni. Foram desenvolvidas várias competições, como dominó, dama, buraco, dança de salão, apresentação cultural, miss e mister da melhor idade, pesagem de alimentos arrecadados, torcida mais animada e brincadeiras recreativas. As equipes receberam lanche.


Idosos disputam partida de Jogo de Dama

Bárbara Almeida Leal (referência técnica do idoso da Secretaria Municipal de Saúde) informou que, com o aumento significativo da expectativa de vida do povo brasileiro, o grupo da melhor idade está aumentando. “Estatísticas mostram que, atualmente, 70% das pessoas acima de 60 anos no Brasil são sedentárias. Este dado é assustador se considerarmos as consequências do sedentarismo, que variam desde o risco de infarto do miocárdio até os acidentes vasculares e o câncer” – ressaltou. Leal, que concluiu: “Foi pensando no resgate do direito do idoso ao bem estar bio-psicosocial, que foram promovidos, nesta data, os Jogos Municipais do Idoso.”


Bárbara Leal falou que o evento contribui para o bem estar bio-psicosocial dos idosos

O secretário de Saúde, Eduardo Tertuliano, destacou a magnitude do evento, que trouxe tantas pessoas a, voluntariamente, participarem e sairem do sedentarismo. “Este evento começou com a participação voluntária de alguns servidores da Secretaria de Saúde. A Secretaria abraçou a causa em parceria com outras Pastas. Conseguimos reunir 500 idosos para participarem deste 1ºs Jogos Municipais do Idoso” – disse.


Eduardo Tertuliano destacou a magnitude do evento

A professora Marli de Souza Rocha (representante da terceira idade) ficou encantada com o evento: “É maravilhoso ver pessoas da terceira idade, que mais parecem jovens, brincando, cantando, com os ossos fortalecidos, cheios de alegria. Eventos como este precisam ser realizados com mais frequência.”


A professora Marli de Souza frisou que eventos como este precisam ser realizados com frequencia

O vice-prefeito Antônio Walter do Amaral também prestigiou o evento e elogiou os organizadores. “As pessoas necessitam envelhecer com qualidade de vida; momentos como este trazem alegria, congraçamento e diversão. O esporte é uma forma de manter a qualidade de vida, a animação. Este trabalho é muito importante, pois tira várias pessoas do sedentarismo e contribui para um caminho saudável” – ressaltou Amaral.


Antônio Walter disse que o esporte é uma forma de manter a qualidade de vida

A equipe da região Norte (Vermelha) foi campeã, seguida pela Nordeste (Branco) que foi vice-campeã. Já a equipe Oeste (Azul) ficou na terceira colocação, restando à equipe Amarela o quarto lugar. No concurso de Mister e Miss Simpatia, os vencedores foram: Jener Souza Ramos (63) e Ivone Burman (61).


A Banda de Música do 19º BPMMG abrilhantou o evento com a execução do Hino Nacional


Os vencedores do concurso de Mister e Miss Simpatia, Jener Souza Ramos (63) e Ivone Burman (61)


Público presente durante a abertura dos jogos





Fonte : Site da prefeitura municipal de teófilo Otoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário