Pense nisso !!!!

O que você faz pode desaparecer . O que você é permanece vivo porque transforma os outros . (Jonhn C. Marxwell )



Com a força do nosso amor e da nossa vontade , nós poderemos mudar o nosso destino e o destino de muita gente. (Paulo Coelho )

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Prefeitura e Conselho do Idoso realizam II Conferência Municipal do Idoso

Fonte :  Site da prefeitura municipal de Teófilo Otoni
 
A Prefeitura de Teófilo Otôni, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizaram nesta quarta-feira (27), a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa , na quadra da FENORD.
O tema proposto pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso em 2011 foi “O compromisso de todos por um envelhecimento digno”. O objetivo foi promover uma ampla reflexão, definir as propostas a serem encaminhadas, discutir outros temas de interesse da população idosa do Estado de Minas Gerais e eleger delegados que participarão da III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.



Diversas pessoas participaram da conferência realizada na quadra da Fenord

A diretora do Conselho Municipal do Idoso, Edna Chaves, disse que é preciso reconhecer que o idoso é um cidadão que tem direitos, e que ele mesmo pode e deve lutar por eles. “Os idosos precisam se organizar para mobilizar a sociedade para suas idéias, influenciar a agenda do governo e indicar as suas prioridades” – afirmou.



A diretora do Conselho Municipal do Idoso, Edna Chaves

A médica especialista em Geriatria, Ana Flávia Ribeiro, falou da importância da conferência para a população idosa. “Este é mais um marco na consolidação das questões relacionadas com o idoso. No Conselho Municipal do Idoso, do qual tenho participado, nós estamos tentando com conferências, fóruns e cursos conscientizar a população teofilotonense quanto às questões relacionadas ao idoso, e colocar isto na pauta do dia, seja nas escolas, seja dentro da nossa sociedade como um todo” – ressaltou.

Em discurso, o secretário de Indústria e Comércio, Bruno Balarini, falou do projeto “Mais Útil”, do pacote “Mais Mucuri”, que visa ao incentivo fiscal para empresas prestadoras de serviço que tiverem no seu quadro de trabalho 20% de idosos. “O objetivo e inserir o idoso no mercado de trabalho, compreendendo que ele já é um profissional experimentando, tem um caminho maior de trabalho, tem mais a contribuir, mais experiência; enfim, ele é mais útil no mercado de trabalho” – asseverou. E concluiu que a realidade do idoso muitas das vezes é de sustentar a família; a aposentadoria não dá, e ele tem que manter os filhos e os netos.
O vice-prefeito Antônio Walter do Amaral ressaltou a importância da participação de muitos idosos nesta conferência: “São os idosos que devem discutir e apresentar propostas para políticas voltadas para eles. Aqui, vejo vários idosos, representantes de entidades; estão todos de parabéns por virem buscar seus direitos e saber dos deveres também.”



O vice-prefeito Antônio Walter ressaltou a importância da participação dos idosos na conferência

A prefeita Maria José encerrou a primeira parte da conferência pela manhã, e disse ao público que este é um ato democrático, que deve propor avanços para a consolidação das políticas públicas e a conquista do envelhecimento com dignidade em no país.

A prefeita Maria José frisou a necessidade de ampliação das políticas públicas para os idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário