Prefeitura realiza evento em homenagem aos idosos ( MAPI )
O dia foi recheado de atividades para a população idosa que compareceu à Praça Tiradentes. Foram realizadas brincadeiras, apresentações culturais, distribuição de brindes e serviços de saúde.
O último domingo (2) foi de muita descontração e entretenimento para a população da terceira idade em Teófilo Otôni. A Prefeitura, por meio de sua Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal do Idoso (CMI) realizaram o IV Movimento de Atenção à Pessoa Idosa – MAPI. O evento ocorreu na Praça Tiradentes, e contou com a presença dos secretários municipais Eduardo Tertuliano (Saúde) e Janice Tameirão Baur (Assistência Social e Habitação), de Maria Aparecida Rocha (presidente do CMI) e Iara Pedrina (representando o SESC/MG). Integrantes do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – de Poté também vieram prestigiar a festividade.
O objetivo do evento foi promover saúde, bem estar e interação para a classe idosa, como esclarece Eduardo Tertuliano: “A finalidade foi mostrar a força desse movimento em prol da pessoa idosa. É um evento muito gratificante, que abre a semana em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso. Queremos propor a essa população de melhor idade mais qualidade de vida, tirando-a do sedentarismo, para que tenha uma vida saudável. Por meio de eventos como este, queremos reduzir internações e doenças crônicas por meio de atividades que proporcionam saúde” – explicou Tertuliano.
Os idosos puderam verificar o estado de saúde com aferição de pressão, glicose, medidas e pesos, entre outros serviços.
Diversas atividades culturais, educativas e de promoção à saúde foram desenvolvidas durante o dia. Os idosos e as pessoas presentes participaram de dinâmicas, assistiram apresentação de dança, ganharam brindes e cantaram com o coral “Pingos de Luz”, da Escola Estadual Frei Antelmo Kropman, que executou o Hino Nacional Brasileiro, sob coordenação de Perpétua de Jesus Lins. E enquanto a população da melhor idade se divertia, foi servido um lanche.
Diversas atividades culturais, educativas e de promoção à saúde foram desenvolvidas durante o dia. Os idosos e as pessoas presentes participaram de dinâmicas, assistiram apresentação de dança, ganharam brindes e cantaram com o coral “Pingos de Luz”, da Escola Estadual Frei Antelmo Kropman, que executou o Hino Nacional Brasileiro, sob coordenação de Perpétua de Jesus Lins. E enquanto a população da melhor idade se divertia, foi servido um lanche.
Janice Tameirão classificou o evento como uma caminhada de proteção ao idoso: “O MAPI sempre destaca a pessoa idosa; é um dia de comemorarmos a ascensão do protagonismo do idoso. Os idosos precisam considerar que contribuiram muito para a construção da sociedade, e, agora, quando chegam à fase de melhor idade, podem ser espelhos para os nossos jovens.”
A coordenadora do evento, Maria Aparecida Rocha, frisou que o resultado do IV MAPI foi positivo e atendeu as expectativas. “Foi um evento gratificante, pois envolveu outras secretarias; mobilizamos todos os Postos de Saúde da Família – PSFs -, e, com isso, grande número de idosos compareceu. É uma forma de interagir com os idosos e proporcionar saúde, uma vez que todas as tendas são voltadas para atividades desse nível” – avaliou Rocha, que acrescentou: “O importante também é que a família participa, colabora e valoriza a pessoa idosa.”
No dia primeiro de outubro, comemora-se, também, o aniversário do Estatuto Nacional do Idoso, criado em 2003. E para esclarecer sobre este regulamento, uma tenda da Defensoria Pública de MG ficou à disposição dos idosos, que puderam se informar e tirar dúvidas quanto a seus direitos. Rocha disse que “muita gente ainda não conhece o estatuto, bem como os direitos e deveres da pessoa idosa; os defensores públicos estão aqui para esclarecer às pessoas como proceder diante de certos fatos”.
Ruth dos Santos Pacheco disse que ficou satisfeita em participar de várias atividades num só lugar. “Cheguei aqui às 8h e já aferir minha pressão, fiz o teste de glicemia; vou ficar até o final do evento porque está muito bonito e bom; a população idosa agradece” – opinou Pacheco.
A programação especial para comemorar o Dia Nacional e Internacional do Idoso continua.
Confira os eventos, horários e locais.
- Segunda-feira 17h – Missa de Ação de Graças (Igreja Maculada Conceição)
- Terça-feira 15h – Palestra Jurídica com Srª. Ameli Ganem Rodrigues (advogada) e Dr. Péricles Ganem Rodrigues (defensor público)
- Quarta-feira – 14h30min – Palestra Estação Saúde “Envelhecimento com Qualidade de Vida” com Drª. Ana Flávia Ribeiro
- Quinta-feira – 14h Tarde Recreativa
- Sexta-feira – 18h – Baile “Anos 60”
- Dia 15 às 14h30min – 3º Festival de Dança da Terceira Idade
Todos os eventos, com exceção a missa, serão realizados no salão social do SESC. (Redação: Conceição Sousa/Fotos: Sérgio Guimarães)
Fonte : Site da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni
Nenhum comentário:
Postar um comentário