Pense nisso !!!!

O que você faz pode desaparecer . O que você é permanece vivo porque transforma os outros . (Jonhn C. Marxwell )



Com a força do nosso amor e da nossa vontade , nós poderemos mudar o nosso destino e o destino de muita gente. (Paulo Coelho )

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vídeo Envelhecimento Humano


Segue abaixo um vídeo excelente sobre o envelhecimento Humano :

http://www.youtube.com/watch?v=GtFNx1umQTw&feature=related

IPEA


 Veja vídeo abaixo que aborda a Pesquisa  do IPEA sobre as ILPIS no Brasil  e outros temas.

http://www.youtube.com/watch?v=PGoOb3_8A-E

sábado, 15 de outubro de 2011

SESC Teófilo Otoni Terceiro Festival de Dança da Terceira Idade

Terceiro Festival de Dança da Terceira Idade

Envelhecimento saudável em Teófilo Otoni

Hoje dia 15/10/11 foi realizado nas instalações do SESC- TO o terceiro festival de dança da melhor idade com a participação de diversos grupos de idosos de várias partes da cidade e até  de cidades vizinhas como Potè e Ladainha .  Parabéns a equipe campeã ( Grão Parà ) e a toda equipe organizadora .  

 Dra. Ana Flávia Ribeiro







sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cardiogeriatria

Hipertensão dos mais velhos

Drauzio Varella
Sofre de pressão alta pelo menos a metade dos que chegaram aos 50 anos. Dessa idade em diante, a prevalência não para de crescer, não apenas no Brasil, mas em todos os países e na maioria das raças e dos grupos étnicos.
À medida que os valores da pressão ultrapassam aqueles atualmente considerados ideais (até 11,5 por 7,5), cresce de forma linear a probabilidade de ocorrer derrame cerebral, doença cardíaca isquêmica, insuficiência cardíaca, morte por doença cardiovascular e até de morrer por outras causas.
Por exemplo, nos 347.978 homens acompanhados no estudo americano “Multiple Risk Factor Intervention Trial” o risco de óbito por infarto do miocárdio daqueles com pressão máxima (sistólica) superior a 18 cm, comparado ao dos apresentavam máxima de até 12 cm, foi 15 vezes maior.
Esse crescimento do risco provocado pela hipertensão tem sido documentado em todas as faixas etárias. Ele, no entanto, parece tornar-se menos acentuado com o passar dos anos. Uma metanálise de estudos que somaram 1 milhão de participantes, mostrou que hipertensos de 50 a 59 anos, com pressão máxima acima de 18 cm, apresentam risco 16 vezes maior de morrer de derrame cerebral. E que acima dos 80 anos, esse risco cai para três.
Dados como esses se prestam a interpretações contraditórias porque acima dos 80 anos é significativo o número de acidentes vasculares cerebrais mesmo na população com pressão normal.
Para aumentar a confusão, um levantamento retrospectivo encontrou dados sugestivos de que, depois dos 80 anos, manter níveis de pressão máxima abaixo de 14 cm, estaria associado ao aumento da mortalidade.
Em junho de 2008, o The New England Journal of Medicine publicou os resultados de um estudo muito aguardado pela comunidade médica: o HYVET (The Hypertension in the Very Elderly Trial).
Nele, foram sorteados ao acaso para receber medicação anti-hipertensiva ou comprimidos inertes de placebo, 3.845 pacientes distribuídos em 195 centros médicos de diversos países europeus (Inglaterra, Romênia, França, Bulgária, Bélgica, Rússia), China, Austrália e Tunísia.
Para ser admitido, era preciso ter mais de 80 anos e apresentar pressão máxima acima de 16 cm. A idade dos participantes variou entre 80 e 105 anos (média 83,6); cerca de 60% eram do sexo feminino.
No grupo que recebeu tratamento, os níveis da pressão máxima caíram em média 3 cm, e os da mínima, 1,3 cm. Curiosamente, como costuma ocorrer em estudos semelhantes, no grupo-placebo os níveis de pressão também caíram, porém menos: a máxima diminuiu em média 1,4 e a mínima 0,7 cm.
Depois de um ano e oito meses de acompanhamento médio, ficou demonstrado que aqueles tratados com medicamentos contra a hipertensão apresentaram redução de 30% dos índices de derrame cerebral fatais ou não; redução de 39% na probabilidade de morrer de derrame; redução de 23% do número de mortes por doenças cardiovasculares; redução de 21% do número de mortes por causas gerais; e redução de 64% da incidência de insuficiência cardíaca.
O comitê independente encarregado da análise estatística dos resultados decidiu interromper o estudo depois de um ano e oito meses de seguimento médio, por julgar antiético prossegui-lo sem oferecer tratamento anti-hipertensivo para todos os que recebiam placebo.
Os autores sugerem que, nos hipertensos com mais de 80 anos, obter níveis máximos de 15cm x 8cm através do tratamento medicamentoso é um objetivo razoável, uma vez que no HYVET esse alvo foi atingido em 50% dos participantes tratados. Não há dados para assegurar que reduções abaixo desses níveis sejam ainda mais benéficas.
A hipertensão arterial é o agravo crônico mais prevalente entre as mulheres e os homens mais velhos. Ela é capaz de piorar a qualidade e encurtar a duração da vida em todas as faixas etárias. Os resultados do HYVET deixam claro que nunca é tarde demais para começar a tratá-la.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MAPI

Prefeitura realiza evento em homenagem aos idosos ( MAPI )

O dia foi recheado de atividades para a população idosa que compareceu à Praça Tiradentes. Foram realizadas brincadeiras, apresentações culturais, distribuição de brindes e serviços de saúde.
O último domingo (2) foi de muita descontração e entretenimento para a população da terceira idade em Teófilo Otôni. A Prefeitura, por meio de sua Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal do Idoso (CMI) realizaram o IV Movimento de Atenção à Pessoa Idosa – MAPI. O evento ocorreu na Praça Tiradentes, e contou com a presença dos secretários municipais Eduardo Tertuliano (Saúde) e Janice Tameirão Baur (Assistência Social e Habitação), de Maria Aparecida Rocha (presidente do CMI) e Iara Pedrina (representando o SESC/MG). Integrantes do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – de Poté também vieram prestigiar a festividade.



Diversos idosos participaram das diversas atividades realizadas na Praça Tiradentes

O objetivo do evento foi promover saúde, bem estar e interação para a classe idosa, como esclarece Eduardo Tertuliano: “A finalidade foi mostrar a força desse movimento em prol da pessoa idosa. É um evento muito gratificante, que abre a semana em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso. Queremos propor a essa população de melhor idade mais qualidade de vida, tirando-a do sedentarismo, para que tenha uma vida saudável. Por meio de eventos como este, queremos reduzir internações e doenças crônicas por meio de atividades que proporcionam saúde” – explicou Tertuliano.


Eduardo Tertuliano disse que a finalidade do evento é propor a população de melhor idade mais qualidade de vida

Os idosos puderam verificar o estado de saúde com aferição de pressão, glicose, medidas e pesos, entre outros serviços.
Diversas atividades culturais, educativas e de promoção à saúde foram desenvolvidas durante o dia. Os idosos e as pessoas presentes participaram de dinâmicas, assistiram apresentação de dança, ganharam brindes e cantaram com o coral “Pingos de Luz”, da Escola Estadual Frei Antelmo Kropman, que executou o Hino Nacional Brasileiro, sob coordenação de Perpétua de Jesus Lins. E enquanto a população da melhor idade se divertia, foi servido um lanche.



Os idosos puderam verificar o estado de saúde com aferição de pressão, glicose, medidas e pesos, entre outros serviços

Janice Tameirão classificou o evento como uma caminhada de proteção ao idoso: “O MAPI sempre destaca a pessoa idosa; é um dia de comemorarmos a ascensão do protagonismo do idoso. Os idosos precisam considerar que contribuiram muito para a construção da sociedade, e, agora, quando chegam à fase de melhor idade, podem ser espelhos para os nossos jovens.”


Janice Tameirão classificou o evento como uma caminhada de proteção ao idoso

A coordenadora do evento, Maria Aparecida Rocha, frisou que o resultado do IV MAPI foi positivo e atendeu as expectativas. “Foi um evento gratificante, pois envolveu outras secretarias; mobilizamos todos os Postos de Saúde da Família – PSFs -, e, com isso, grande número de idosos compareceu. É uma forma de interagir com os idosos e proporcionar saúde, uma vez que todas as tendas são voltadas para atividades desse nível” – avaliou Rocha, que acrescentou: “O importante também é que a família participa, colabora e valoriza a pessoa idosa.”


Maria Aparecida frisou que o evento foi positivo e atendeu as expectativas

No dia primeiro de outubro, comemora-se, também, o aniversário do Estatuto Nacional do Idoso, criado em 2003. E para esclarecer sobre este regulamento, uma tenda da Defensoria Pública de MG ficou à disposição dos idosos, que puderam se informar e tirar dúvidas quanto a seus direitos. Rocha disse que “muita gente ainda não conhece o estatuto, bem como os direitos e deveres da pessoa idosa; os defensores públicos estão aqui para esclarecer às pessoas como proceder diante de certos fatos”.


Diversas apresentações culturais foram desenvolvidas durante o dia

Ruth dos Santos Pacheco disse que ficou satisfeita em participar de várias atividades num só lugar. “Cheguei aqui às 8h e já aferir minha pressão, fiz o teste de glicemia; vou ficar até o final do evento porque está muito bonito e bom; a população idosa agradece” – opinou Pacheco.


Ruth dos Santos Pacheco disse que ficou satisfeita em participar das atividades

Apresentação do coral “Pingos de Luz”, da E.E. Frei Antelmo Kropman

A programação especial para comemorar o Dia Nacional e Internacional do Idoso continua.
Confira os eventos, horários e locais.
  • Segunda-feira 17h – Missa de Ação de Graças (Igreja Maculada Conceição)
  • Terça-feira 15h – Palestra Jurídica com Srª. Ameli Ganem Rodrigues (advogada) e Dr. Péricles Ganem Rodrigues (defensor público)
  • Quarta-feira – 14h30min – Palestra Estação Saúde “Envelhecimento com Qualidade de Vida” com Drª. Ana Flávia Ribeiro
  • Quinta-feira – 14h Tarde Recreativa
  • Sexta-feira – 18h – Baile “Anos 60”
  • Dia 15 às 14h30min – 3º Festival de Dança da Terceira Idade
Todos os eventos, com exceção a missa, serão realizados no salão social do SESC. (Redação: Conceição Sousa/Fotos: Sérgio Guimarães)
Fonte : Site da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Novidade !

Novo guia alimentar de Harvard supera o adotado pelo governo dos EUA

Modelo é mais detalhado que o MyPlate, lançado em junho deste ano, e traz variadas opções na hora de realizar uma refeição saudável. Veja as sugestões nutricionais e repense seu prato

Terça, 16 de Setembro de 2011, 09h45

Arte: Divulgação e Estadão.com.br


Estrutura do Healthy Eating Plate é a mesma do MyPlate, mas as informações podem mudar uma refeição

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard lançaram nesta semana o Healthy Eating Plate (em tradução literal 'Prato de alimentação saudável'), um novo guia nutricional que sugere mudanças na pirâmide alimentar recomendada. O modelo difere do My Plate (em português 'Meu prato'), guia da refeição saudável divulgado pelo governo dos Estados Unidos em junho deste ano - e particularmente endossado pela primeira-dama norte-americana, Michelle Obama.

"Nosso guia oferece aos consumidores informações que eles precisam para fazer escolhas que podem afetar profundamente sua saúde e bem-estar", diz Walter Willett, professor de Epidemiologia e Nutrição e chefe do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard. Segundo ele, o Healthy Eating Plate é baseado nas melhores evidências científicas disponíveis, ao contrário do que foi adotado pelo governo dos EUA. "Infelizmente, o MyPlate mistura ciência com influência de poderosos interesses agrícolas e isso não é a receita para uma alimentação saudável", diz.

Visualmente, os dois guias alimentares são semelhantes, porém há diferenças nas informações que podem mudar por completo uma refeição. Ao contrário do Healthy Eating Plate, o MyPlate não especifica que alguns alimentos têm maior valor em proteínas do que outros, como peixes e aves ao invés de carnes processadas. Há indicação das proporções por classe alimentar, mas o modelo não deixa claro quais opções são as mais saudáveis. Na seção de vegetais, por exemplo, não é possível distinguir batatas de outros legumes e verduras, portanto até batata frita entra como alimento que faz bem para a saúde.

O MyPlate também recomenda a ingestão de laticínios em todas as refeições, o que foi criticado pelos pesquisadores de Harvard, já que existem poucas evidências científicas de que esse consumo é realmente eficiente contra a osteoporose. Outro ponto: o guia alimentar adotado pelo governo norte-americano não menciona nada sobre o consumo de bebidas açucaradas e nem explica quais gorduras são benéficas para o bem-estar das pessoas. Já no Healthy Eating Plate, além desses e outros dados, há também a recomendação da prática de exercícios físicos, um fato importante no controle do peso.

De acordo com os nutricionistas, o guia alimentar de Harvard não é baseado na ingestão ideal de calorias, pois foi levado em conta que a necessidade diária varia de pessoa para pessoa. A meta é saber montar um prato saudável. "Nós queremos que as pessoas usem isso como um modelo para si ou para suas crianças cada vez que estiverem diante de uma refeição em casa ou em um restaurante", diz Eric Rimm, professor associado de Epidemiologia e Nutrição do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

Veja abaixo quais são as indicação do Healthy Eating Plate, guia alimentar recomendado pela Universidade de Harvard, e repense sua refeição.


Vegetais: o ideal é comer muitas verduras, legumes e folhas. A variedade também é importante, mas o consumo de batatas deve ser limitado, já que ela tem um tipo de amido com efeito semelhante ao dos grãos refinados e dos doces. Segundo o guia, comer muita batata pode causar picos de açúcar e insulina no sangue, o que favorece o desenvolvimento do diabetes tipo 2, além de doenças cardíacas e outras crônicas.


Frutas: é recomendado escolher um arco-íris de frutas todos os dias.


Cereais integrais: os melhores cereais são integrais, como aveia, pão integral e arroz integral. Os grãos refinados, como pão branco e arroz branco, agem de maneira similar ao açúcar no corpo, por isso ingeri-los em grande quantidade pode aumentar o risco de doença cardíaca e diabetes tipo 2.


Proteínas saudáveis: é recomendável escolher peixes, aves, feijão e nozes, que contêm nutrientes saudáveis. As carnes vermelhas devem ser limitadas e as processadas mais do que evitadas. A ingestão frequente, ainda que em pequenas quantidades, pode ocasionar doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer de cólon e também ganho de peso.


Óleos saudáveis: é indicado usar o de oliva, de canola e outros óleos vegetais na hora de temperar saladas e pratos, e também na mesa. As gorduras saudáveis que existem neles reduzem o colesterol prejudicial e são boas para o coração. Por outro lado, a manteiga deve ser usada com cautela e a gordura trans evitada.


Água: o ideal é beber água, chá ou café (com pouco ou sem açúcar) sempre que possível. A ingestão de leite e outros laticínios deve ser limitada de uma a duas porções por dia, já o suco a um copo pequeno por dia. Bebidas açucaradas também devem ser evitadas.


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pesquisa

Pelo menos 30%  dos cuidadores informais largam o trabalho para cuidar de parente com Alzheimer

 A reportagem é de Karina Toledo e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 02-10-2011.
Muitos familiares de pacientes com Alzheimer dividem suas vidas em antes e depois do diagnóstico. Além de assistir à pessoa querida perder aos poucos sua identidade, é preciso aprender a conviver com os sintomas e assumir, progressivamente, as funções antes desempenhadas pelo doente. A sobrecarga, não raro, afeta a saúde e as relações profissionais e afetivas dos cuidadores.

Pesquisa realizada pelo instituto TNS Research International, a pedido da farmacêutica Novartis, mostrou que 78% dos cuidadores familiares tiveram de reduzir a carga de trabalho, sendo que 30% precisaram parar de trabalhar. Em média, os 300 cuidadores não profissionais entrevistados disseram dedicar mais de 8 horas diárias ao doente.

O psicólogo Denny Malouf, de 34 anos, tinha acabado de se formar quando descobriu que a mãe tinha Alzheimer, em 2003. "Meus irmãos moravam fora e meu pai ficou doente em seguida. Adiei planos profissionais e de casamento para cuidar dela."

Assumiu a organização da casa, o controle das finanças e dos cuidados médicos. Hoje, embora conte com a ajuda da família e de uma cuidadora, ainda reserva dois dias da semana só para resolver os assuntos da mãe.

Filha única, a cenógrafa Maria (nome fictício), de 47 anos, já perdeu a conta de quantas vezes teve de sair correndo do trabalho para ajudar a acalmar seu pai, portador da doença há cinco anos. "Minha mãe ligava assustada, porque ele estava agressivo. Ficava andando de um lado para outro e tentava derrubar a porta. Dizia que aquela não era sua casa. Certa vez, confundiu minha tia com um ladrão." Telefonemas semelhantes interromperam jantares, passeios e noites de sono. Viajar por tempo prolongado se tornou impensável.

Para a mãe de Maria, que emagreceu 20 quilos desde que os sintomas começaram a se manifestar, o baque foi maior. "Ela ficou completamente estressada. Hoje em dia dá mais trabalho que meu pai."

Rede de apoio

Estudos mostram uma relação direta entre o tempo dedicado ao portador de demência e a incidência de um transtorno batizado de estresse do cuidador. A única forma de preservar a saúde, portanto, é criar uma rede de apoio que permita a divisão de tarefas.

Em países como Inglaterra, Canadá e Alemanha, esse suporte já é bem estruturado, conta a professora de gerontologia Ursula Karsch, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Há, por exemplo, lavanderias e cozinhas comunitárias para aliviar as tarefas domésticas. Existe também uma espécie de hospital-dia, com transporte custeado pelo governo, onde o paciente pode passar algumas horas fazendo atividades, enquanto o cuidador aproveita o tempo livre. "No Brasil ainda não se leva a sério esse problema, que tende a se tornar cada vez maior por causa do envelhecimento da população."

Ursula ressalta que a maioria dos médicos que tratam Alzheimer se preocupa apenas em medicar o paciente e se esquece da importante tarefa de orientar a família.

A história de Susana Ochi, de 52 anos, ilustra bem o problema. Há dois anos, seu pai, de 88 anos, toma medicamentos para Alzheimer receitados pelo geriatra. A família, no entanto, só descobriu o diagnóstico há poucos meses. "Nós moramos no Canadá. No início do ano, meu marido veio para o Brasil para um casamento e desconfiou dos sintomas."

No Canadá, Susana realiza trabalho voluntário com idosos. Conhece a doença e tem noção do que o futuro reserva para sua mãe. "Sei que no Brasil não há rede de apoio estruturada. Decidi criar uma dentro da família."

Susana levou a mãe a um grupo de apoio da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) e está reunindo parentes para explicar o que é doença, a importância de ajudar e como ajudar. Também tem feito mudanças na casa para aumentar a segurança e diminuir conflitos. "Orientei minha mãe, por exemplo, a deixar apenas a escova de dente dele sobre a pia. Vai chegar uma hora que ele não vai saber diferenciar e isso pode deixá-lo angustiado." Colocou trava no fogão e orientou a segurança do condomínio a não deixar seu pai sair sozinho.

Mas para quem não conhece a doença, é mais difícil identificar situações perigosas e lidar com sintomas como agressividade, delírios e confusão mental, afirma a presidente da Abraz, Fernanda Gouveia. "Um erro comum é confrontar o paciente em vez de criar estratégias para interromper a situações que podem gerar conflito, como não querer tomar banho. Isso só aumenta o desgaste para ambos."

A dentista Eduarda Moraes, de 54 anos, conta que a troca de experiências em um grupo de apoio da Abraz foi fundamental para aprender a manejar os sintomas da mãe, diagnosticada há cinco anos. "O grupo me ajudou, por exemplo, a criar uma estratégia para tirar o carro dela. Foi como ancorar num porto seguro."

Envelhecimento saudável em teófilo Otoni

 Jogos Municipais do Idoso

A Prefeitura de Teófilo Otôni, por meio de parceria entre suas Secretarias de Saúde, de Esportes e Lazer, de Assistência Social e Habitação e de Educação e Cultura, realizou na tarde desta terça-feira (27), no Ginásio Poliesportivo da Praça de Esportes, os Jogos Municipais do Idoso. O evento teve como protagonistas 500 idosos, os quais participaram de diversas atividades no decorrer do dia.
Os participantes foram divididos em quatro equipes: amarela, vermelha, azul e branca, representando as regiões Sul, Norte, Oeste e Nordeste de Teófilo Otôni. Foram desenvolvidas várias competições, como dominó, dama, buraco, dança de salão, apresentação cultural, miss e mister da melhor idade, pesagem de alimentos arrecadados, torcida mais animada e brincadeiras recreativas. As equipes receberam lanche.


Idosos disputam partida de Jogo de Dama

Bárbara Almeida Leal (referência técnica do idoso da Secretaria Municipal de Saúde) informou que, com o aumento significativo da expectativa de vida do povo brasileiro, o grupo da melhor idade está aumentando. “Estatísticas mostram que, atualmente, 70% das pessoas acima de 60 anos no Brasil são sedentárias. Este dado é assustador se considerarmos as consequências do sedentarismo, que variam desde o risco de infarto do miocárdio até os acidentes vasculares e o câncer” – ressaltou. Leal, que concluiu: “Foi pensando no resgate do direito do idoso ao bem estar bio-psicosocial, que foram promovidos, nesta data, os Jogos Municipais do Idoso.”


Bárbara Leal falou que o evento contribui para o bem estar bio-psicosocial dos idosos

O secretário de Saúde, Eduardo Tertuliano, destacou a magnitude do evento, que trouxe tantas pessoas a, voluntariamente, participarem e sairem do sedentarismo. “Este evento começou com a participação voluntária de alguns servidores da Secretaria de Saúde. A Secretaria abraçou a causa em parceria com outras Pastas. Conseguimos reunir 500 idosos para participarem deste 1ºs Jogos Municipais do Idoso” – disse.


Eduardo Tertuliano destacou a magnitude do evento

A professora Marli de Souza Rocha (representante da terceira idade) ficou encantada com o evento: “É maravilhoso ver pessoas da terceira idade, que mais parecem jovens, brincando, cantando, com os ossos fortalecidos, cheios de alegria. Eventos como este precisam ser realizados com mais frequência.”


A professora Marli de Souza frisou que eventos como este precisam ser realizados com frequencia

O vice-prefeito Antônio Walter do Amaral também prestigiou o evento e elogiou os organizadores. “As pessoas necessitam envelhecer com qualidade de vida; momentos como este trazem alegria, congraçamento e diversão. O esporte é uma forma de manter a qualidade de vida, a animação. Este trabalho é muito importante, pois tira várias pessoas do sedentarismo e contribui para um caminho saudável” – ressaltou Amaral.


Antônio Walter disse que o esporte é uma forma de manter a qualidade de vida

A equipe da região Norte (Vermelha) foi campeã, seguida pela Nordeste (Branco) que foi vice-campeã. Já a equipe Oeste (Azul) ficou na terceira colocação, restando à equipe Amarela o quarto lugar. No concurso de Mister e Miss Simpatia, os vencedores foram: Jener Souza Ramos (63) e Ivone Burman (61).


A Banda de Música do 19º BPMMG abrilhantou o evento com a execução do Hino Nacional


Os vencedores do concurso de Mister e Miss Simpatia, Jener Souza Ramos (63) e Ivone Burman (61)


Público presente durante a abertura dos jogos





Fonte : Site da prefeitura municipal de teófilo Otoni