Pense nisso !!!!

O que você faz pode desaparecer . O que você é permanece vivo porque transforma os outros . (Jonhn C. Marxwell )



Com a força do nosso amor e da nossa vontade , nós poderemos mudar o nosso destino e o destino de muita gente. (Paulo Coelho )

domingo, 30 de janeiro de 2011

Nutrologia

PARA O PÚBLICO

Saber e Saúde
FATORES QUE INFLUENCIAM A ABSORÇÃO DE FERRO
O ferro é um mineral essencial para o organismo. A anemia por deficiência de ferro – também conhecida como anemia ferropriva – é a doença mais comum causada pela deficiência de um micronutriente. É encontrado sob diferentes formas nos alimentos. Comentaremos sobre o ferro heme (veja a definição de heme em http://pt.wikipedia.org/wiki/Hemo), encontrado em fontes de origem animal, e sobre o ferro não-heme, encontrado predominantemente em fontes de origem vegetal. O ferro heme é melhor aproveitado pelo organismo, ou seja, tem maior biodisponibilidade.
Fontes de ferro heme: carnes vermelhas; fígado e miúdos, em geral; carne de aves; peixes, mexilhões e mariscos; gema de ovo.
Fontes de ferro não-heme: leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico e soja; folhas verdes escuras, como brócolis, espinafre, mostarda, couve, taioba, rúcula, chicória, agrião e folhas de beterraba; frutas secas como uva-passa, figo e damasco; sementes oleaginosas, como castanhas, amendoim, pistache, avelã, semente de girassol e de abóbora; cereais integrais, como centeio, cevada, aveia, arroz integral e trigo integral (principalmente no gérmen do trigo); tofu, beterraba, inhame, batata-doce, melado, rapadura, açúcar mascavo, levedo de cerveja, açaí, entre outros. O ferro não-heme é o mais afetado tanto por fatores ligados ao indivíduo como à dieta. Por exemplo, a falta de secreção do ácido clorídrico pelo estômago (acloridria) prejudica a sua absorção. De modo geral, 5 a 10% do ferro não-heme da dieta são absorvidos por um indivíduo com estado nutricional adequado a esse mineral. Isto porque, se o indivíduo apresentar deficiência, o próprio organismo aumenta a sua capacidade de absorção (chegando em torno de 30%). A absorção do ferro heme é relativamente independente da composição da refeição, ou seja, é pouco afetada por fatores facilitadores ou inibidores presentes na alimentação, exceto pelo cálcio. Em dietas mistas, a absorção do ferro heme pode chegar a 15-20%. A carne bovina possui 50% do seu teor de ferro na forma heme, cuja biodisponibilidade varia de 15 a 35%. A absorção desta forma de ferro também é menos influenciada pelo estado nutricional do indivíduo. Alimentos como espinafre, ostras, fígado, ervilhas, legumes e carnes possuem as maiores densidades de ferro (mg/kcal). Entretanto, nem o total de ferro contido no alimento nem a densidade do nutriente são guias sensíveis para a escolha da fonte alimentar, pois algumas delas são praticamente não-biodisponíveis. No leite materno, a biodisponibilidade do ferro (lactoferrina) é de aproximadamente 50%, enquanto o leite de vaca é considerado uma fonte pobre de ferro. A causa mais comum de anemia na infância pode ser a utilização do leite de vaca, associada à pequena quantidade de carne ingerida. A solução nesta etapa do desenvolvimento é a utilização de fórmulas e cereais fortificados com ferro. Concluindo, a biodisponibilidade do ferro presente na refeição depende:
da forma química;
da presença ou ausência de fatores que influenciam a sua absorção;
das necessidades do indivíduo.
 O acompanhamento sistemático do estado nutricional deste mineral torna-se importante em todas as fases da vida, especialmente em crianças, mulheres em idade fértil e idosos.
 Veja as fontes de fatores que interferem na absorção do ferro, mencionados acima:
 Fontes de cálcio: principalmente laticínios (leites, queijos e iogurtes); também nas amêndoas, avelãs, castanhas, tofu, espinafre, couve, feijão, soja, melado, sardinha, entre outros.
 Fontes de oxalato: espinafre, cacau, beterraba, ruibarbo, gérmen de trigo, noz pecã, amendoim, morango, quiabo e tomate; níveis de oxalato, no entanto, parecem ter pouca relevância na biodisponibilidade do ferro.
 Fontes de fitatos: casca de castanhas, sementes (como a linhaça) e grãos; farinha de soja e de cereais (como aveia e milho, inclusive nas preparações de cereais matinais infantis); no entanto, dependendo do método de moagem e processamento dos grãos, o teor de fitato pode ser reduzido, melhorando a biodisponibilidade do ferro.
 Fontes de polifenóis (taninos): chás (inclusive na erva-mate do chimarrão), café e chocolate.
 Fontes de vitamina C: acerola, laranja, limão, tangerina, abacaxi, mamão papaya, morango, kiwi, melão, manga, melancia, goiaba, uva, tomate, brócolis, pimentão, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho, folha de mostarda, de nabo e de mandioca, quiabo, agrião e batata-inglesa.

 Fonte : Site da Sociedade Brasileira de Nutrologia



Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Prosa e verso

PÁGINA DE ESPERANÇA (Ao idoso) Emmanuel
Não te detenhas no espinheiro da amargura, se a velhice do corpo te bate à porta.
Contigo brilha a claridade da experiência.
Descerra, assim, o coração à benção da vida e não esmoreças no entusiasmo do bem.
Tua palavra amiga e sábia pode ser a mensagem de alerta aos que iniciam a luta, o apoio dos que fraquejam na senda e o consolo dos que padecem, desde que a luz do amor te vibre no templo da alma.
Não permitas, dessa forma, que a névoa da irritação te domine.
O desgosto físico não atinge o espírito que elegeu na fé o santuário do próprio ideal.
É por isso que, no mundo, há moços no corpo, lamentavelmente envelhecidos no desânimo e no cansaço, quando a jornada humana apenas começa, e há velhos, no campo físico, admiravelmente jovens pelo otimismo e pela bondade que lhes moram nos sentimentos, distribuindo paz e alegria, qual se neles se tivesse eternizado o perfume do amanhecer...
Não relaciones, desse modo, pesares e lágrimas.
Se alguém te feriu a alma incompreendida, perdoa e auxilia sempre.
Segue amando e auxiliando, convertendo as horas em cânticos de entendimento e carinho, porque, na Terra, a noite espera por todos os que atravessam o dia...
E se é verdade que teus passos cruzam a sombra do entardecer, não olvides que para todas as criaturas, habituadas a servir, contemplando o Céu, a noite deixa de ser um ninho de trevas para surgir, radiante e serena, por divino estandarte de estrelas, anunciando, em silencio, o novo despertar.
(Do livro "Vida e Caminho", pelo Espírito Emmanuel, Francisco Cândido Xavier)

Projeto Casa Segura / idosos

Segue abaixo link para vídeo do projeto casa segura para idosos.

http://www.youtube.com/watch?v=YaJ1c9w90no

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Exemplo de Programa de Assistência Domiciliar

Programa Hospitalar Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar (PROHDOM)


O que é o programa?
O Programa Hospital Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar (PROHDOM) é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde, que visa o atendimento de pacientes de todas as idades, moradores na cidade de São Paulo, cujo benefício se traduzirá na redução dos riscos decorrentes das internações de longa permanência, no tratamento dos pacientes com dificuldade de locomoção e nos cuidados de prevenção de doenças.
Uma vez que 70% das doenças são passíveis de tratamento em domicílio, propiciará a redução da média de permanência e agilização da alta hospitalar, proporcionando, assim, o aumento na oferta de leitos.
O PROHDOM atua em duas modalidades de atendimento:
  • Atendimento Domiciliar: É uma modalidade de cuidado à saúde, como alternativa ao tratamento ambulatorial realizada no domicílio do paciente, por um ou vários profissionais habilitados, que visa o restabelecimento e a manutenção da saúde, bem como sua autonomia, independência e participação no seu contexto social por meio do desenvolvimento e adaptação de funções, elevando sua qualidade de vida. 
  • Internação Domiciliar: Pode ser definida como uma atividade de cuidados à saúde realizada no domicílio, como alternativa à hospitalização para paciente com quadro clínico estável e que dependa continuamente de cuidados especializados de uma equipe multiprofissional, coordenada e supervisionada por um médico. Envolve transferência de aparato tecnológico específico para o domicílio, disponibilidade de serviços de transporte externo para emergências, exames especializados, fornecimento de medicamentos e monitoramento constante do paciente e da família. 
Base Legal
Portaria do Ministério da Saúde nº 2529, de 19 de outubro de 2006, que institui a internação domiciliar no âmbito do SUS;
Lei nº 10.424, de 15 de abril de 2002, que dispõe sobre a regulamentação da assistência domiciliar no âmbito do SUS;
Resolução da ANVISA nº 11, de 26 de janeiro de 2006, que dispõe sobre o regulamento técnico de funcionamento de serviços que prestam atenção domiciliar;
Portaria municipal nº 1034, de 29 de abril de 1993, que instituiu o Programa de Assistência Domiciliar;
Portaria municipal nº 1.170, de 13 de junho de 2008, que dispõe sobre a criação do Programa Hospitalar Domiciliar de Atendimento e Internação Domiciliar (PROHDOM).

A Doença de Alzheimer e o Cérebro

Este site mostra de forma inlustrativa as modificações que a Doença de Alzheimer pode causar no cérebro.

http://www.alz.org/brain_portuguese/01.asp

© 2011 Alzheimer's Association. Todos os direitos reservados.

Grupo de cuidadores

Segue abaixo link para o site do grupo de idosos Harmonia de viver de BH . Este grupo é coordenado pela senhora Judy Robbe que trabalha com grupo de cuidadores desde 1989.
http://www.harmoniadeviver.net.br/index_.html


"O mundo da pessoa com perda de memória é outro. Conhecê-lo pode ser uma experiência rica e gratificante, proporcionando crescimento pessoal e estreitando relacionamentos, porém para andar com confiança neste mundo é preciso levar com você o mapa do caminho e os códigos".

domingo, 16 de janeiro de 2011

Verso e Prosa para a Melhor Idade

Velhas Árvores

Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres da fome e de fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.
Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo. Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,
Na glória de alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!
Olavo Bilac

Datas Importantes na área de Saúde

JANEIRO

  • 02 Dia do Sanitarista
  • 03 Dia Nacional da Abreugrafia
  • 04 Dia do Hemofílico
  • 14 Dia do Enfermo
  • 19 Dia do Terapeuta Ocupacional
  • 20 Dia do Farmacêutico
  • 24 Dia da Previdência Social
  • 24 Dia Mundial do Hanseniano

 

FEVEREIRO

  • 05 Dia da Papiloscopia
  • 11 Dia Mundial do Enfermo
  • 18 Dia Início da semana Nacional Contra o Alcoolismo
  • 27 Dia do Idoso

MARÇO

  • 08 Dia Internacional da Mulher
  • 31 Dia da Saúde e Nutrição

ABRIL

  • 04 Dia Nacional do Parkinsoniano
  • 07 Dia do Médico Legista
  • 07 Dia Mundial da Saúde
  • 08 Dia Mundial de Combate ao Câncer
  • 12 Dia da Obstetriz
  • 14 Dia do Técnico em Serviço de Saúde

MAIO

  • 07 Dia do Oftalmologista
  • 08 Dia do Prosissional de Marketing
  • 08 Dia Internacional da Cruz Vermelha
  • 12 Dia da Enfermagem
  • 12 Dia Mundial da Enfermeira
  • 12 Dia do Enfermeiro
  • 15 Dia do Assistente Social
  • 15 Dia do Combate a Infecção Hospitalar
  • 25 Dia do Massagista
  • 31 Dia Mundial sem Tabaco

JUNHO

  • 03 Dia Mundial do Administrador Pessoal
  • 05 Dia Mundial do Meio Ambiente
  • 09 Dia Mundial da Imunização
  • 11 Dia do Educador Sanitário
  • 18 Dia do Químico
  • 26 Dia Nacional de Combate às Drogas

JULHO

  • 01 Dia do Engenheiro de Saneamento
  • 02 Dia do Hospital
  • 10 Dia da Saúde Ocular
  • 13 Dia do Engenheiro de Saneamento
  • 14 Dia Nacional do Enfêrmo
  • 27 Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
  • 29 Aniversário de Criação do Ministério da Saúde (1920 - 25/07/53)

AGOSTO

  • 05 Dia Nacional da Saúde
  • 05 Dia Nacional da Farmácia
  • 27 Dia Nacional do Psicólogo
  • 29 Dia Nacional de Combate ao Fumo
  • 31 Dia do Nutricionista

SETEMBRO

  • 03 Dia do Biólogo
  • 05 Dia do Oficial de Farmácia
  • 09 Dia do Médico Veterinário
  • 27 Dia Internacional do Idoso

OUTUBRO

  • 03 Dia Mundial do Dentista
  • 11 Dia do Deficiente Físico
  • 12 Dia da Cirurgia Infantil
  • 13 Dia do Fisioterapeuta
  • 13 Dia da Terapia Ocupacional
  • 16 Dia Mundial da Alimentação
  • 16 Dia do Anestesista
  • 18 Dia do Médico
  • 25 Dia da Saúde Dentária
  • 25 Dia do Dentista Brasileiro

NOVEMBRO

  • 10 Dia Nacional da Surdez
  • 14 Dia Mundial e Nacional do Diabético
  • 16 Dia do Não Fumar
  • 17 Dia Nacional de Combate a Tuberculose
  • 21 Dia da Homeopatia
  • 25 Dia Nacional do Doador de Sangue
  • 27 Dia Internacional e Nacional de Combate e Luta Contra o Câncer
  • 27 Dia do Téc. de Segurança do Trabalho

DEZEMBRO

  • 01 Dia Mundial de Prevenção Contra a AIDS
  • 02 Dia Panamericano da Saúde
  • 03 Dia Internacional do Deficiente Físico
  • 04 Dia do Podólogo
  • 09 Dia da Criança Defeituosa
  • 09 Dia do Fonoaudiólogo
  • 13 Dia do Cego
  • 13 Dia do Ótico

Alimentação saudável para idosos

Segue abaixo um manual que contem varias dicas para alimentação saudável na terceira idade.
http://www.contag.org.br/imagens/f2061alimentacao_saudavel_idosa_profissionais_saude.pdf

Manual do cuidador de pessoas idosas

 Segue abaixo o manual para Cuidadores de Pessoas Idosas :

http://www.ciape.org.br/manual_cuidador.pdf

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Geriatria / O Brasil precisa de mais especialistas

Reportagem recente da globo fala sobre o pequeno número de Geriatras e a importância do acompanhamento do paciente idoso por um geriatra.

Veja na integra : http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1394302-7823-FALTAM+GERIATRAS+NO+BRASIL,00.html

Mensagem de Ano novo

Carlos Drummond de Andrade


Receita de ano novo
 

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)
 

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
 

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
 
O PSF jardim das Acácias informa que as atividades do Grupo Amizade retornam no dia 18 de janeiro de 2011